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CLONAGEM DE CARTÃO: VEJA COMO DESCOBRIR SE VOCÊ FOI VÍTIMA

  • 08/02
  • Geral
  • Assessoria de imprensa

Descubra como identificar se seu cartão foi clonado, quais são as soluções possíveis neste caso e medidas para se prevenir. (Autor Bruna Machado)

A clonagem de cartão de crédito tem se tornado cada vez mais recorrente e é um dos principais medos das pessoas que utilizam esse meio de pagamento.

A prática mais comum nesse crime não é de fato uma clonagem do cartão, mas, sim, o roubo de dados. Assim, os golpistas conseguem realizar todos os tipos de compras, principalmente online.

Confira, a seguir, como acontece a clonagem de cartão, quais medidas devem ser tomadas caso você seja vítima e como evitar ser alvo desse crime.

Como acontece a clonagem de cartão?
Antes, a clonagem de cartões se dava por meio da tarja preta presente na parte de trás dos cartões. Por ela, era possível acessar os dados dos clientes. Os criminosos conseguiam acesso às informações apenas passando o cartão em suas maquininhas de pagamento.

Com o avanço da tecnologia, a tarja magnética dos cartões foi trocada por um chip criptografado, dificultando, assim, que os golpes fossem aplicados. No entanto, assim como os bancos, os golpistas aprimoraram suas técnicas e as clonagens continuaram acontecendo.

Atualmente, os crimes são cometidos, em sua maioria, por meio do roubo de dados do cartão de crédito ou débito. Com esses dados, os golpistas conseguem realizar compras online ou até mesmo ter acesso ao dinheiro guardado em conta.

Veja, a seguir, quais são os principais golpes aplicados por criminosos quando o assunto é cartão de crédito e débito:

  • tirar foto do cartão em compras presenciais — caso o vendedor peça para fotografar o seu cartão durante uma compra presencial, fique atento e não permita. Caso ele consiga ter os dados descritos no cartão, pode movimentar dinheiro nas contas, fazer compras online ou até mesmo mudar a senha do cartão;
  • phishing — técnica em que os dados da vítima são coletados por meio de e-mail ou site falso. Está entre os métodos de crime mais utilizados, os consumidores são atraídos por supostas promoções e anúncios tentadores e acabam fornecendo os dados do cartão;
  • cadastro em apps falsos — caso não tenha certeza se um aplicativo é ou não totalmente confiável, não cadastre seus dados pessoais e cartões de crédito;
  • compartilhamento de dados — nunca envie fotos ou os dados do seu cartão para ninguém. Até mesmo no caso do compartilhamento de dados com pessoas de confiança o risco ainda existe, pois, caso o aparelho da pessoa seja invadido, os criminosos terão acesso aos seus dados.

Meu cartão foi clonado: o que fazer?
Existem diversas maneiras de descobrir se seu cartão foi clonado. Caso receba notificações bancárias estranhas, comece a desconfiar. Entre os principais indícios de que seu cartão está sendo utilizado por criminosos estão:

  • notificações de saques em horários e locais estranhos, que você não costuma frequentar;
  • notificações de compras realizadas online, que não foram autorizadas por você.

Caso identifique ações suspeitas envolvendo seu cartão, a primeira coisa que você deve fazer é solicitar o bloqueio do cartão junto ao respectivo banco.

Para isso, você pode utilizar o app do seu banco, que geralmente conta com função para bloqueio rápido, ou entrar em contato com a central de atendimento.

Além disso, é importante que o consumidor vítima de golpe faça um boletim de ocorrência. Procure a delegacia mais próxima e apresente seus documentos pessoais e todas as provas de que você foi alvo de clonagem de cartão. (Fonte: SEu Crédito Digital)

Notícias Feeb/PR

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